6 Segredos para Gerenciamento Eficiente de Freelancers Remotos

Já ficou se perguntando qual é a melhor método para gerenciar freelancers remotos?

Uma vez que o profissional foi aconselhado no início de como o projeto deve ser iniciado, é errado pensar de que não há necessidade de gerenciar no decorrer do projeto. Não sei o motivo, mas geralmente os gerentes se sentem desconectados quando o contrato é remoto e quando os contratados não se veem todos os dias.

Definitivamente é mais difícil de se construir um relacionamento com um freelancer que está a centenas de milhares de quilometros de distância do escritório e que só está disponível para conversar através de chat.

Mas isso não significa que está tudo perdido!

Se você quer ter o melhor de seu time, existem algumas táticas de gerenciamento fáceis que você pode adaptar que fará trabalhar com freelancers uma ótima experiência.

PUBLICIDADE: Confira essa Prateleira Geométrica para organizar seu escritório nas Lojas Americanas

Índice

#1 Integrando-os ao time de colaboradores

É importante fazer uma integração no primeiro dia de trabalho. Não vá direto às tarefas. Tenha certeza de que está dando tempo suficiente para fazê-los se sentirem bem como o novo ambiente de trabalho.

  • Apresente aos membros da equipe;
  • Conte sobre a sua compania;
  • Mostre como as coisas funcionam;
  • Conte sobre você;
  • Conheça-o;
  • Introduza para as pessoas com que terá mais contato;
  • Mostre como o seu trabalho impacta aos outros e a companhia como um todo.

A ideia é realmente integrá-los a sua nova posição dentro da companhia. A intenção é ir além de somente mostrar o escopo do trabalho, fazendo desenvolver um relacionamento real com a empresa e com seus pares. Isto contrói conexão e encoraja a vontade no freelancer de “vestir a camisa da empresa”.

Similar a qualquer outro relacionamento, você precisa reservar tempo para conhecer os freelancers remotos que você está contratando para sua empresa. Mas não precisa ser uma conversa de uma hora também. Simplesmente torne um hábito, quando contratar um novo freelancer remoto, gastar de 20 a 30 minutos compartilhando histórias e conhecendo profundamente um ao outro.

Grave um vídeo ao vivo se puder para entrar no contexto da empresa. Quanto mais interesse você mostra e quanto mais o freelancer conhece sobre a companhia, mais darão duro no trabalho para completar suas tarefas.

#2 Defina Claramente as Suas Expectativas

Se lembre de que freelancers remotos tendem a trabalhar com vários clientes durante o ano. Por causa da grande variedade de clientes, não existe um padrão do que esperar deles quando trabalham com um novo cliente. E eles não podem ler sua mente também.

O segundo segredo para o gerenciamento de freelancers remotos é definir claramente suas expectativas desde o princípio.

Isto significa escrever o que você quer. Aqui estão alguns tipos de expectativas de que você não pode ignorar:

Comunicação

Diga ao freelancer remoto as horas em que estará trabalhando e a melhor maneira de entrar em contato. Informe quando estará indisponível também.

Reuniões Regulares

Fale quando será conveniente para os dois ficarem online e conversarem sobre o progresso, compartilhe o que achou e faça perguntas. Faça ajustes para ambas as partes. Agende reuniões regulares para ficar claro de que são importantes e diga o que deve ser preparado para cada reunião. Pode usar um aplicativo como o Calendly ou o Google Agenda.

Situações de Emergência

Geralmente acontece de trabalhadores remotos terem problema com eletricidade ou internet por causa de desastres naturais e atualizações do sistema. Nestas situações, comunique o que espera que façam e tenha certeza de que podem cumprir.

Cronograma de Trabalho e Horas

Peça a cada trabalhador remoto sobre seus cronogramas e peça que definam as horas que podem trabalhar para você. Tenha certeza de que essas horas de trabalho são boas para ambos. Claramente comunicando suas expectativas sobre as horas por dia e por semana, você sempre saberá quando um freelancer estará online, cumprindo suas tarefas.

Dê ao freelancer guias claras de quantas horas deverão estar trabalhando cada dia nas suas tarefas. Você não quer entrar numa situação de pagar muito caro por um serviço. Crie um orçamento e cumpra-o.

Definição de Objetivo

Assim como trabalhadores internos, freelancers prosperam quando têm objetivos claros. Se tem uma tarefa que é repetitiva, como preencher pedidos, dê ao freelancer um número realístico de ordens a serem completadas a cada hora. Esta é uma meneira de manter os freelancers responsáveis e motivados ao mesmo tempo.

PUBLICIDADE: Confira essa Oferta de Kit Organizadores Modulares 3 Peças do Submarino

#3 Inclua os Freelancers nas Reuniões Regulares da Empresa

Freelancers são motivados por se sentirem parte de um todo. Recomendo incluí-los nas reuniões corporativas que se fizerem necessária sua presença. É uma maneira conveniente de prover as atualizações gerais da empresa, destacar o trabalho excepcional de todos e dar as boas vindas a um novo freelancer para o grupo.

Uma congratulação em uma reunião de grupo inspira freelancers remotos e faz se sentirem parte de algo maior do que seu conjunto de tarefas. O sentimento de ser parte de um grupo e contribuir para o trabalho como um todo motiva-os a trabalhar mais duro e se manterem focados em suas tarefas.

#4 Tenha Objetivos e Conquistas Claros

Tenha certeza de que está muito claro os objetivos que quer alcançar e as conquistas que quer obter ao longo do tempo. Comunique-se regularmente com os freelancers e estimule-os a falar sobre como estão dando prosseguimento em seus projetos e a fazerem perguntas.

Pense em como quer que sua empresa esteja em 6 meses, e em 1 ano, e no que precisa ser feito para que seja alcançado. Se não sabe as conquistas que deve propor, esta é uma grande conversa para se ter com seus colaboradores tendo ideias e propor um conjunto de conquistas.

Isto lhe dará um objetivo claro em que todos podem trabalhar junto. É especialmente útil quando tarefas envolvem diferentes pessoas. E todos sabem quando estão fazendo um bom trabalho ou não.

#5 Peça atualizações Diárias e Semanais

Para manter freelancers remotos responsáveis por seu trabalho e manter canais de comunicação, recomendo atualizações diárias e semanais.

Exemplo

“Ao Começar a trabalhar, entre em contato comigo pelo Skype e diga que irá começar o serviço. Depois de feito, me diga pelo Skype o que você completou e em que teve dificuldade, se teve. No final de cada semana, por favor me envie um e-mail resumindo seu trabalho na semana. Este e-mail deve informar se conseguiu cumprir seu objetivo, a razão de não ter conseguido e qual é o seu plano para a próxima semana.”

Definindo esses e-mails diários, você sempre saberá o que o freelancer está fazendo e pode prover respostas quando necessário.

#6 Dê aos Freelancer uma Chance para se Desenvolverem

Encontre maneiras de motivar freelancers mostrando a eles como podem assumir novas responsabilidades e melhorar suas carreiras para o bem maior. Pode ser desde simples avaliações mensais, objetivos que devem ser alcançados para promoção e comunicação de oportunidades para ter tarefas adicionais.

Freelancers possuem muitas capacidades em seus campos de atuação, mas também desejam aprender e contribuir de outras maneiras. Se coloca-los onde possam crescer, isso beneficiará sua empresa.

Conclusão

Ter freelancers a bordo com o objetivo de desenvolver uma relação positiva de trabalho e integrando-os confortavelmente ao time. Reserve um tempo para fazê-los se sentirem bem-vindos e diga a eles sobre sua empresa. Defina expectativas claras e como quer que eles se comuniquem com você, que horas se comprometem a trabalhar para você e os metas que cumprirão.

Inclua-os em reuniões grandes para que possam conhecer as responsabilidades importantes que possuem e para se sentirem importante fazendo parte do todo. Defina objetivos e conquistas. Defina reuniões semanais. Veja e reveja atualizações diárias e semanais de cada colaborador para manter o projeto andando.

Finalmente, dê uma chance de crescimento para que possam ver claramente como poder ter novas posições na empresa.

Alguma dica ficou faltando? Deixe nos comentários.

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.