Um guia financeiro para Freelancers

Se você está pensando que a vida de freelance é livre de estresse e de que não tem muito trabalho quando tem de ligar com questões legais, está completamente enganado.

No post de hoje, quero compartilhar algumas dicas e sugestões. Mais no quesito financeiro, se quer saber mais sobre como encontrar oportunidades, deixe escrito nos comentários e escreverei sobre o tema.

Índice

PUBLICIDADE: Livro Contabilidade Descomplicada com Preço Promocional por Tempo Limitado

Se registrar como empregado autônomo

O primeiro passo é se registrar como autônomo se está fazendo trabalhos freelancers ou mesmo se estiver considerando fazer isto em um futuro próximo. A razão para isso é que quando começar a ganhar dinheiro no futuro, estará mais preparado para reservar dinheiro para os impostos.

Quando se registrar como autônomo, tem de informar seu salário, despesas e o lucro que teve no ano. Terá de guardar todos seus recibos e detalhes dos seus ganhos.

Seu salário

Se você é novo neste ramo, um recibo é um documento que contém os detalhes do seu trabalho/projeto/serviço, os detalhes da companhia para o qual trabalha, a quantia e o método de pagamento (TED, Paypal, Cartão de Crédito/Débito, etc.).

Algumas vezes os contratos também podem ser utilizados como recibo se contém toda a informação descrita acima. Quando declarar seus impostos, recibos são em grande parte a prova de seu salário. Pode mostrar seu extrato bancário, mais recibos são mais claros. Quer seja um documento do Word ou um recibo do Paypal – desde que toda a informação principal esteja inclusa – não terá de se preocupar com nada.

Recomendo que mantenha o registro de todos os seus recibos em uma planilha, desta maneira ficará muito mais fácil para fazer os cálculos na hora de declarar sua renda.

PUBLICIDADE: Livro Tempo – Aprenda a Administrar Por Preço Promocional Por Pouco Tempo

Suas Despesas

Não pode ser considerado uma despesa um site em que você não paga um centavo por ele. Pode ser considerado uma despesa se tem um plano pago, trouxe o seu domínio ou tem um site hospedado em servidor próprio.

Em adição, pode considerar todos os custos de manter o negócio funcionando como uma despesa. Que significa que qualquer equipamento e dispositivos que usa no trabalho/negócio. Seja um notebook, telefone, impressora, tablet, etc. E não se esqueça dos softwares que usa!

Há outras coisas que podem ser classificadas como despesa, mas depende do tipo de negócio. Por exemplo, se trabalha de casa, pode considerar ar-condicionado, internet, aluguel e conta telefônica. Se vende produtos físicos, pode considerar os custos de postagem.

Este passo pode ser muito trabalhoso e este é o motivo de muitos autônomos contratarem uma empresa de contabilidade. Eles são hábeis em saber o que pode ser considerado uma despesa e lhe oferecerão dicas profissionais e fazer toda a papelada para você.

PUBLICIDADE: Oferta imperdível no Smartphone Samsung Galaxy A10

Imposto

Algo de que as muitas pessoas não se dão conta, é da quantidade de dinheiro que terá de pagar em impostos poderá ser muito alta, se não tiverem um dinheiro guardado antecipadamente. Alguns freelancers gastam todo o dinheiro de que ganham. Recomendo guardar 50% de tudo o que ganha em uma poupança ou em uma conta separada.

Obrigado pela leitura

Tem alguma coisa que ficou faltando? Deixe nos comentários.

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.