Comunicação Online (Uma Grande Dificuldade)

Não é igual ao mundo real só que com teclado. E essas são as maiores dificuldades de se estabelecer uma comunicação online eficiente:

#1: É muito fácil perder o foco.

#2: Há uma diferença entre interações síncronas e assíncronas. Nós conhecemos intuitivamente no mundo real (quando uma mensagem é diferente de uma ligação telefônica) mas na internet é mais profundo essa diferença. Uma reunião não é a mesma coisa que uma ligação pelo Zoom, Skype videochamada ou Google Hangouts. Acontece que podemos ter conversas ricas e abrangentes que abordem diversos temas com a comunicação assíncrona, mas teremos de ser um pouco mais pacientes.

#3: Mais de que uma pessoa pode “falar” por vez. No mundo real, isso é impossível. Em uma mesa com 6 pessoas, podemos nos revezar. Mas em uma videochamada, todos podem falar ao mesmo tempo. Use-o bem e poderá aumentar incrivelmente a troca de informações. Mas se você quiser interagir em todas as conversas, se sentirá perdido em algum momento, o que o tornará menos eficiente.

#4: Algumas vezes deixamos rastros. A maioria das conversas no mundo real inevitavelmente não são gravadas porque as palavras desaparecem logo após de ditas. Mas se usa um teclado, sua conversa será enviada para um servidor, então pense de que está sendo gravado e aja apropriadamente. E algumas vezes a pessoa com quem está interagindo está “anônima” (o que não ocorre no mundo real).

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.