Como Manter o Equilíbrio Mental Trabalhando de Casa

Trabalhar de casa pode parecer um sonho que se tornou realidade para muitos, mas existem muitas dificuldades que muitas pessoas não se dão conta no início. Tais como as inúmeras possibilidades para ficar distraído/a, em cuidar dos filhos, continuar motivado, manter os prazos de entrega em dia, e muitos outros.

Como equilibrar tudo isso?

Confira essas dicas para não tornar seu trabalho em casa um pesadelo.

Índice

#1 Tenha Pausas

Algumas pessoas subestimam o poder que uma pausa pode ter. Muitos pensam que trabalhar de casa muito mais relaxante de que em um escritório, então pensam que não há necessidade de pausas. E não poderiam estar mais erradas.

Tenha certeza de ter pausas durante o dia. Isso evita que se sinta “quebrado/a” e sentir tédio de ter de ficar o dia inteiro encarando o computador.

Durante as pausas tome um gole de café, faça um alongamento leve, ande pelos arredores de onde mora, brinque com o cachorro ou simplesmente assista um vídeo no Youtube por alguns minutos.

Mesmo que ache que não há necessidade, tenha pausas durante o dia. Elas fazem uma diferença enorme em seu dia.

Para controlar melhor essas pausas, instale o aplicativo Pomodoro Timer para Android e Meu Pomodoro na AppStore em seu Smartphone, ajuda a separar essas pausas.

#2 Seja Ativo

Deve estar se perguntando o motivo deste aqui.

Como fazer alguma atividade enquanto está trabalhando?

É muito fácil. E atividades tem um papel importante em melhorar seu foco e produtividade quando se está trabalhando em casa.

Aqui estão algumas ideias de atividades:

  • Faça alongamentos;
  • Caminhe com seu cachorro;
  • Vá até o final da rua e volte;
  • Vá até a caixa de cartas de veja se chegou algo;
  • Caminhe pela casa.

Mantenha o sangue circulando e ativo. Se tomar sol enquanto fizer alguma destas atividades, melhor ainda. Nada melhor do que vitamina D para te animar e lhe rejuvenescer

#3 Ajude os Outros

Trabalhar em casa pode ser solitário. Colabore com os colegas de trabalho. Tente conversar em grupo.Mesmo que for para só falar oi para um amigo ou conversar com seu chefe uma vez por semana, já é um ótimo começo. Faz com que não se sinta sozinho.

#4 Durma Bem

Um dos benefícios de se trabalhar de casa é não ter de acordar mais cedo para pegar trânsito congestionado/transporte coletivo. Isso significa que tem mais tempo antes de começar o serviço, o que muitos usariam para dormir mais. O que não é uma má ideia.

Tenha certeza de dormir o suficiente durante a semana – de 7 a 8 horas/dia – para não se sentir indisposto durante o serviço. Sonolência pode te deixar louco.

Evite esta situação indo para a cama cedo e dormindo o suficiente.

#5 Escutar Música

Se não for lhe tirar a atenção, tente escutar música. Já escutou uma música de elevador tocando dentro de um escritório? Como aquela que toca no seu dentista?

Algumas pessoas usam estas músicas para melhorar o foco.

#6 Invista em Equipamentos Ergonômicos

Nada pode machucar mais do que um ambiente de trabalho desconfortável. Se puder pagar, invista em alguns equipamentos ergonômicos como um escrivaninha, cadeira, teclado ou mouse pad.

#7 Alongamento

Já disse antes, mas alongar-se pode lhe ajudar muito se trabalha o dia inteiro sentado. É muito fácil de se fazer trabalhando de casa, pode fazer durante as pausas ou enquanto trabalha.

Faz com que se sinta bem. Tente reservar 5 minutos para cada sessão de trabalho de 25 minutos para se alongar.

#8 Brinque com seus Animais de Estimação

Se tem animais em casa, tente brincar com eles durante as pausas. Faça isso por alguns minutos e verá como fará se sentir com mais energia.

#9 Tempo com a Família

Pode ser difícil trabalhar no mesmo ambiente em que moram outros membros de sua família. Pode ser difícil para se estabelecer limites, dificuldade de concentração e outros obstáculos podem surgir enquanto o seu filho de 4 anos está correndo pela casa toda.

Então tenha um tempo com sua família.

É uma pausa que pode ser utilizada para se conectar com quem mais ama. Desta maneira fazendo com que dê a eles alguma atenção, dando uma pausa para o cérebro e aproveitando esta mudança no ritmo.

Tem mais alguma ideia? Deixe nos comentários

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.