Por que Trabalhar de Casa é Tão Exaustivo – e Como se Revigorar

O coronavírus tem causado mudanças significativas nas relações de trabalho. Provavelmente está trabalhando de casa e navegando por mares nunca antes navegados em termos de como ter o trabalho feito, colaborar e executar o serviço em face de uma variedade de novas restrições.

Tem a disposição lanches de sua própria despensa e não tem de ficar correndo de reunião para reunião ou ficar dirigindo de cliente para cliente o dia inteiro.

Acontece que há uma lógica para o esgotamento. E este é o motivo de estar tão cansado, e, talvez mais importante, o que pode fazer a respeito:

Isto não é escolha sua. Um dos elementos fundamentais de boa saúde mental é autonomia e senso de controle. Muitos foram obrigados a trabalhar de suas casas e não têm mais a escolha de ir ao escritório ou de trabalhar como era antes. Esta falta de escolha pode ser frustrante e desorientador. Como resolver: Encontre maneiras de inspirar escolhas no seu dia. E quando for possível, tenha os horários definidos das reuniões e tenha controle sobre como andam os projetos. Talvez possa controlar a sequência de tarefas e o fluxo do dia. Até planejar as pausas podem lhe dar o senso de controle de como o seu tempo está sendo controlado.

Índice

Pense em coisas que eram automáticas

Exaustão pode também ocorrer por causa de pontos de desgaste no seu dia. Quando estava no escritório, você ia de uma sala de reunião para a próxima e era fácil de rascunhar pensamentos em uma lousa branca para dar prosseguimento na discussão. Agora, essas atividades exigem mais pensamento consciente. Você pode ter de aprender a usar o novo programa de comunicação para criar com seu time a distância. Como resolver: Continue firme. Assim como surgem novas maneiras de se trabalhar e de novas tecnologias invadirem o espaço de trabalho, isso em algum momento será algo automático e seu usará menos esforço para utilizá-las.

PUBLICIDADE: Robô aspirador de pó que Varre, Aspira e Passa Pano

Sente saudade das pessoas

Uma dos principais pontos acerca do trabalho convencional são as conexões que estabelecemos regularmente com quem não é, necessariamente, parte de nosso círculo mais próximo de relacionamentos. A cafeteria no escritório lhe dá a oportunidade de conhecer melhor, estar conectado e manter relacionamentos com pessoas que normalmente não conheceria em sua rotina de serviço. Sua rede de relacionamentos provavelmente deu uma diminuída, está sentindo falta de seus amigos e até sentindo uma certa tristeza. O trabalho é algo social em sua essência mesmo para aqueles que são mais introvertidos. A conexão humana é uma parte importante da experiência de trabalho. Está exausto porque não está energizado por essas conexões regulares e esse é o motivo que para manter essas conexões é requerido mais esforço consciente. Como resolver: Se conecte com os outros utilizando as mais diversas mídias sociais. Pode parecer estranho no começo, mas se lembre de que provavelmente outras pessoas estão sentindo a mesma angústia que você. Ficará mais fácil no decorrer do tempo.

Está distraído

Se num primeiro momento trabalhar de casa parecia uma solução para todos os seus problemas, acaba por perceber que não é assim por causa das inúmeras distrações dentro de casa. Crianças e esposas ou parceiros obviamente podem lhe tirar o foco, especialmente se não tem um espaço dedicado ao trabalho dentro de casa. Além do mais, pode se distrair pelas roupas que precisam ser limpas ou mesmo aquela caminhada que deseja fazer. Como resolver: Faça o tempo para distrações parte do seu dia. Planeje ter refeições junto a sua família ou tendo uma pausa para tomar ar puro.

Está sob pressão que não tinha antes

Na vida profissional, uma das coisas que mais tem importância é o número de funções que pode executar. Nesta nova normalidade, você pode ter de cozinhar mais porque os restaurantes estão fechando ou ter de limpar mais a casa porque fica mais tempo dentro dela. Além do mais, se tem crianças, provavelmente está lhes ajudando com os deveres de casa e mantendo-os entretidos. E além de tudo isso que falei anteriormente, ainda tem de fazer o seu trabalho. As demandas de trabalho aumentaram e a sua capacidade é a mesma ou até reduzida. Como resolver: Mantenha a positividade e foque em coisas pelas quais é grato. Gratidão tem diversas vantagens para a mente e o corpo. Então, aproveite o tempo que está próximo das pessoas que mais ama, aprecie a redução de viagens a trabalho e a sua adaptabilidade.

PUBLICIDADE: Aspirador de Pó e Água WAP

O fluxo de informação é esmagadora

Além da informação que está procurando sobre o coronavírus, você é sobrecarregado de informações mais do que nunca. A empresa para a qual trabalha lhe envia e-mails regulares para lhe ajudar. Está tendo atualizações regulares de suas lideranças para lhe manter focado e está recebendo mais solicitações do que nunca de consultores que estão em dúvida. O dilúvio de informações e está tentando lidar com isso. Como resolver: Filtre as informações e priorize. Enquanto precisa estar atualizado, seja firme sobre seus limites e se dê a permissão de não abrir todo e-mail que não considere importante.

Está vivendo mais intensamente a vida

Um dos desafios de videoconferência em particular é a sua intensidade. Você fica olhando o dia inteiro para os rostos sem poder ter interrupções visuais. Seus olhos estão focados no que está mais próximo, o que é fisicamente exausto, mas também pode ser fisicamente exaustivo. Você pode não estar acostumado a olhar para si próprio na câmera, então tem de manter o seu senso de autoestima apesar de poder descobrir novas rugas, a assimetria de suas sobrancelhas ou sua mania de tocar no rosto (um hábito a ser quebrado, é claro). Enquanto podem parecer bobo, não são. Tem de ter algo em comum com sua identidade e o processo de se readequar ao seu senso de “eu” pode ser cansativo. Como resolver: Evite focar em si próprio. Ao invés disso, olhe para os outros, no trabalho e nas contribuições que está dando à sua equipe.

Não está em movimento

Movimento é saudável e crítico para o seu bem-estar. O fato de não estar se movimentando pela companhia ou de cliente para cliente pode lhe causar mais cansaço. Como resolver: Se levante e se mova durante as reuniões. Fique de pé, se sente ou vá para a cozinha pegar outra xícara de chá. Pode também considerar tirar pausas curtas para fazer uma caminhada por volta da casa algumas vezes.

Trabalhar de casa é difícil por muitas razões. Mas você pode continuar com sua sanidade e eficiente mantendo o máximo de controle possível no seu trabalho e mantendo o processo de aprender novas tecnologias. Fique conectado com seus amigos e tenha distrações saudáveis. Tenha perspectiva e se dê a permissão de priorizar o fluxo de informações que achar mais conveniente no momento. Agora, as coisas podem parecer difíceis, mas os desafios de hoje irão mudar, e voltaremos a uma nova normalidade com muitos novos aprendizados e uma adaptabilidade aumentada.

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.