Filmes que Todo Empreendedor Deve Assistir (Parte 1)

Fyre Festival: Fiasco no Caribe

Assista e veja como um festival que envolvia desde um evento exclusivo com celebridade e influenciadores digitais até um desastre mal gerenciado que basicamente roubou o dinheiro das pessoas e as deixou abandonadas em uma ilha com pouca comida.

Tópicos abordados: mídias sociais, a importância de planejamento e orçamento para despesas eventuais.

Prenda-me se for Capaz

Baseado em uma história real, Prenda-me se for Capaz que exemplifica a jornada empresarial. Aborda temas importantes tais como solução de problemas criativos, tirar algum proveito sobre algo ruim e a busca pelo sucesso.

Tópicos abordados: habilidades empresariais, criatividade e inovação, perseverança, visão de negócios, técnicas de vendas pessoais e fontes de financiamento empresarial.

Senhor das Armas

Se gosta de humor negro com um pouco de ação, Senhor das Armas deve estar na sua lista. Esse filme conta a história do mundo do crime na vida de Yuri Orlov (Nicolas Cage), um imigrante da Ucrânia que decide que o seu caminho para o sucesso é através do comércio ilegal de armas. Moralidade à parte, a ambição de Yuri, sua tenacidade e habilidade de lidar com situações perigosas demonstram as qualidades que empresários devem ter para serem bem-sucedidos. Além do mais, se quer aprender segredos para o crescimento pessoal, construção de um relacionamento leal para o consumidor e técnicas de negociação; este filme se aprofunda muito nestes temas. Provavelmente se encontrará incorporando algumas das lições em seu cotidiano.

Tópicos abordados: habilidades empresariais, mercados em ascensão, solução de problemas criativos, gerenciamento de crise, técnicas de negociação, construção de lealdade para com o consumidor, estratégias de competição e geopolítica.

Wall Street – Poder e Cobiça

Já se encontrou no seu limite na busca pelo sucesso e poder? Wall Street – Poder e Cobiça aborda este tema através das experiências de Bud Fox (Charlie Sheen), um acionista ambicioso que passa pelos altos e baixos de Wall Street, adotando o mantra “a cobiça é boa”. Este filme aborda finanças corporativas, gerenciamento de portfólios, princípios da lei de investimentos e mercado de capitais. Contando a história de um jovem, com a mente suscetível, mostrando o quão fácil são deslumbrados pelo estilo de vida glamouroso que faz parte das empresas mais bem-sucedidas. E, se pensa que O Lobo de Wall Street foi longe demais, este filme é bem mais crítico.

Tópicos abordados: finanças corporativas, gerenciamento de portfólios, mercado de ações, princípios da lei de investimentos, fusões e aquisições, volatilidade empresarial e ética empresarial.

A Fraude

Este filme de 1999 mostra a história real de um empregado que sozinho causou a queda do Barings Bank, o maior banco da Inglaterra. O filme mostra que o dinheiro pode causar todos os tipos de comportamentos maníacos e serve como uma advertência para as pessoas que pensam que poder e dinheiro os tornam indispensáveis.

Tópicos abordados: derivativos, valor empresarial, relatórios financeiros, mercado de ações, mercados emergentes e ética empresarial.

12 Homens e um Se

É um brilhante drama judicial que tem diversas lições sobre liderança, a psicologia do comportamento em grupo e sistema de valores em conflito. É obrigatório para quem quer refletir sobre a tomada de decisões importantes.

Tópicos abordados: técnicas de negociação, métodos de persuasão, resolução de conflitos e construção de senso comum.

Como Enlouquecer seu Chefe

Esta comédia americana satiriza a cultura corporativa de uma empresa dos anos 90, abordando relações de trabalho. Fará dar boas gargalhadas e lhe fará pensar sobre liderança, técnicas de trabalho em equipe e desenvolvimento de carreira.

Tópicos abordados: cultura corporativa, mentoria, desenvolvimento de carreira, liderança, equilibrar trabalho com vida pessoal, retenção de pessoal, técnicas do trabalho em equipe e gerenciamento de tecnologia da informação.

Trilogia O Poderoso Chefão

É possivelmente um dos melhores filmes para inspirar empreendedores, destacando a importância da construção de rede de relacionamentos, porque ajudar as pessoas é bom para os negócios e compreender os adversários é fundamental para os negócios. Os filmes são muito bons, com cenas provocantes que lhe deixarão melhor preparados para os desafios empresariais.

Tópicos abordados: estratégias de competição, retenção de peças-chave, aquisições corporativas (amigáveis e hostis), alianças, fusões e aquisições, sucessão corporativa e diversificação empresarial a longo prazo.

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.