Como Parar de se Sentir Mal e Não Desistir de Fazer Trabalhos Autônomos

Enquanto há o lado positivo de ser independente, também há as crises de estresse que acompanham este estilo de vida (quando o trabalho acaba, por exemplo). Esse é o preço a ser pago.

É tentador trabalhar até a exaustão – especialmente no começo do empreendimento, se ambiciona ter um bom saldo bancário ou se quer guardar para uma emergência futura. Mas trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana pode fazer mal a sua saúde, autoestima, e, mais importante, a qualidade do trabalho. Afinal de contas, você é um profissional – quão bom ficará o seu serviço se acabar por sufocar sua própria criatividade.

PUBLICIDADE: Encosto Luckspuma com Massageadores

Índice

Como Saber se está se Esgotado?

Esgotamento (burnout) pode ocorrer quando os profissionais não se sentem no controle de seus trabalhos, e depois de trabalhar por longos períodos de tempo em busca de um objetivo que não se materializa. O esgotamento é mais comum entre aqueles que não têm apoio emocional ou profissional. Nem é preciso dizer que autônomos são mais suscetíveis a tê-lo.

Como Evitar de Ficar Esgotado?

Evitá-lo pode ser tão fácil quanto fazer pausas – o que não significa olhar o Facebook ou Instagram. Nem precisa fazer uma viagem também, mas, sim, uma caminhada no parque ou marcar de se encontrar com alguém pode fazer toda a diferença.

Eis aqui outras técnicas para evitar o esgotamento mental:

1 Expanda sua rede de relacionamentos e invista em relacionamentos “fracos”

Pessoas que tem muitos relacionamentos “fracos” (com pessoas do cotidiano, tais como o motorista de ônibus ou o atendente de supermercado do bairro) relatam altos níveis de bem-estar social e emocional. Com isso em mente, aulas em grupo ou cultivar um relacionamento amigável com o carteiro pode ajudar a se sentir melhor.

2 Foque na marca pessoal para ter o trabalho que deseja

Se está fazendo um trabalho que não lhe agrada, rever sua marca pessoal é a chance de atrair o tipo de trabalho que lhe dê energia.

PUBLICIDADE: Celular Xiomi Note 8 64 GB Rom 4 GB Ram R$1.349,00

3 Cuide mais de Você

Estar na frente do computador é custoso quer trabalhe como freelancer ou não. A boa notícia é que estando fora do escritório você tem mais liberdade.

4 Reserve um Tempo e Estabeleça Limites

Como autônomo ninguém ficará gerenciando seu tempo, então o maior de seus problemas deve ser em manter o equilíbrio entre vida e trabalho. Estabelecer limites com os clientes de ante mão é a chave para o sucesso – e com você próprio também. A que horas quer desligar o computador e deixar o restante para depois? Quando irá parar de verificar os e-mails a serviço? Se não tem respostas para questões como essa, decida-as imediatamente.

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.