Mantendo a Positividade em Tempos de Incerteza

Como está? Sério.

Eu me sinto obrigado a te escrever algo que lhe pode parecer ser o certo – o impacto da pandemia do coronavírus em nossas famílias, comunidades e empregos.

Conforme as notícias parecem ser piores a cada dia (sai dessa, meu!), pode parecer difícil se manter motivado a seguir. Medo, negação e não saber o que o aguarda no futuro pode levar a muita ansiedade. Eu sei porque eu já senti e aposto que está sentindo isso agora também.

Então o que alguém que é freelancer/autônomo faz?

Se está se sentindo ansioso, saiba que não está só. Aqui estão as estratégias para continuar equilibrado e se sair bem desta crise.

Índice

#1 Saber o que lhe Deixa Equilibrado e Feliz

Uma das melhores coisas de estar dentro de casa por alguns dias é que fazemos aquilo que gostamos para passar o tempo, coisas que não tínhamos tempo antes. Seja assistir TV, ler, ouvir música, aprender algo, cozinhar. Seus afazeres preferidos serão únicos a você, então reserve alguns minutos e liste as coisas que te acalmam. A minha lista é:

  1. Fazer exercícios;
  2. Escrever post;
  3. Aprender algo;
  4. Ler um livro;
  5. Assistir a algum seriado;
  6. Conversar com amigos e parentes.

Quando sentir a ansiedade aumentando, escolha algo da lista e faça.

#2 Use sua Mente para o Bem, e não para o Mal

Créditos: medium.com

A causa primária da infelicidade nunca é por causa da situação em si, e sim por causa dos pensamentos.

Eckhart Tolle

Sua própria mente pode ser sua maior aliado ou seu pior inimigo, dependendo do momento. É uma ferramenta incrível se estiver no controle. Podendo causar destruição a si próprio se a deixa funcionar por conta própria.

Então, como treinar a mente? Primeiro de tudo, compreenda que é uma prática diária. O objetivo não é controlá-la, mas estar consciente de estar no controle de seus pensamentos e escolher outro pensamento quando for necessário. Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar a ter controle maior de seus pensamentos:

#3 Faça o que Puder Fazer, e Deixe para lá o que não Tem Controle

É mais fácil falar do que fazer, eu sei, mas uma das melhores estratégias para manter os pensamentos negativos afastados é trabalhar no que puder fazer. Aqui estão algumas maneiras:

  • Use sua mente para transformar desafio em oportunidade: Pode transformar eventos presenciais em eventos online?, Existe algo a ser explorado neste novo estado de coisas?;
  • Trabalhe no seu empreendimento: Você pode tanto entrar em um supermercado e comprar o estoque para vários meses, quanto pode vender algo online.

Espero lhe ajudem as dicas.

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.