4 Dicas para Freelancers (Produtividade, Segurança dos Dados e Lucros)

Manter os dados seguros, aumentar o número de clientes e melhorar suas margens de lucro são fáceis de serem esquecidos quando se está muito ocupado trabalhando em muitos projetos.

Neste tutorial, vou compartilhar dicas de cinco categorias que lhe podem ser úteis.

Índice

#1 Proteja os Dados dos Clientes

Crédito: deps.com.br

Se há algo que muitos se esquecem, é a proteção aos dados. Um evento catastrófico pode levar seus dados (ou os dados do seu cliente) expostos. É um evento que poderá acabar com sua carreira profissional.

Infelizmente, a cada dia existem mais ameaças de segurança. Aqui estão algumas dicas essenciais para proteger seus dados e manter seus negócios seguros:

Estabeleça uma Política de Segurança com os Arquivos do Cliente

Você deve proteger os dados de seu cliente. Imagine esta cena: uma falha de segurança no seu sistema deixa os dados do cliente expostos. Isso te deixa em uma situação inconfortável e irá refletir no seus serviços.

Isto é algo a ser planejado antes que algo ocorra. Uma boa política para com os dados do cliente deve responder à essas perguntas:

  • Por quanto tempo ficará com os dados do cliente, tais como login e detalhes do projeto?;
  • Onde os dados do cliente estão armazenados: em seus dispositivos ou na nuvem?;
  • O que fará caso ocorra alguma falha de segurança, tal como notificar seu cliente e ajudá-lo a mitigar os riscos?.

Guardando esta política em um lugar reservado te ajudará não somente a melhor direcionar a ajuda, mas também a passar pelos piores cenários caso ocorra.

Use um Gerenciador de Senhas

Você já deve ter ouvido esta dica antes, porém não imagina a importância desta ferramenta que lhe permite gerar e gerenciar senhas. Invasões de dados acontecem todos os dias, e a reutilização da mesma senha para vários serviços pode levar seus projetos ao desastre.

Use um gerenciador de senha como Last Pass ou 1Password. Irá permitir que use senhas mais complexas, de maior segurança, além de lhe ajudar a se logar no site.

#2 Escale suas Práticas com Sistemas

Sistemas criam um senso de ordem. Basicamente, pense no sistema como um conjunto de passos repetidos que usa para melhorar seus resultados. Bons sistemas lhe deixam trabalhar mais e escalar suas práticas de maneira escalável.

Use um Sistema Gerenciador de Projetos

Gerenciar o que faz através de e-mails ou várias notas espalhadas podem ser um desastre. É uma maneira fácil de esquecer o que deve ser feito e quando tem uma entrega importante.

Ao invés disso, use um sistema gerenciador de projetos para deixar tudo à sua disposição. Pode ser uma ferramenta como Trello, Basecamp ou Asana. Sistemas assim deixa que configure as etapas das tarefas e projetos junto com suas datas para lhe ajudar a não ficar perdido no meio de tantas coisas a fazer.

Saber que tem tudo organizado em um só espaço ajuda a se organizar melhor.

Crie uma Lista de Clientes

Pode ser muito útil ter uma lista de clientes. Ajuda a ter todos os detalhes necessários quando um cliente for solicitar seus serviços novamente. Desta maneira, poderá se focar melhor no trabalho sem perder nenhum detalhe.

Esta lista pode ter os detalhes de contato, acesso ao seu sistema e seu histórico.

Padronize seus Processos

Acima de tudo, você tem de padronizar seus processos para que possa repeti-los. Se não é padronizado, é somente um conjunto de ações não organizadas!

Crie procedimentos de operação padrão, ou POP. Assim poderá descrever os passos que fazem parte do processo. Isso também ajuda-o a terceirizar partes do processo, ficando com o que achar mais conveniente.

#3 Não se Esqueça da sua Rede de Relacionamentos

Crédito: aberturasimples.com.br

Se está trabalhando remotamente, há uma tendência de que se esqueça de se relacionar com outras pessoas.

Rede de relacionamentos é uma frase que causa arrepios em algumas pessoas que trabalham remotamente. Vamos encarar pelos fatos, fazer freelance é deixar o ambiente de trabalho que é dominado por conversinhas desnecessárias e política.

Mas se relacionar com outras pessoas não tem de ser desconfortável. E poderá fazer parcerias que lhe serão benéficas. Aqui estão as dicas para melhorar sua rede de relacionamentos:

Encontre Pessoas no seu Campo de Trabalho

A beleza de ser autônomo é que há muitas pessoas fazendo isso. É fácil encontrar pessoas que estão fazendo trabalhos similares. Muitos usam sua marca pessoal para falar da maneira como fazem negócios, tornando fácil o aprendizado.

Pode ser benéfico para todos os envolvidos. Quando se encontra com outros que fazem trabalho semelhante, é possível que te encaminhem clientes.

Faça uma pesquisa dos profissionais do seu nicho. Estes podem ser aqueles com quem poderá fazer uma parceria.

Construa Relacionamentos Reais e Significativos

Sinceridade tem um significado enorme quando se fala de relacionamentos. Uma maneira errada de se construir é enviando um monte de pedidos de conexão padrão.

Ao invés disso, foque em quem ache interessante que faça parte da sua rede. Enviando pedidos de conexão que compartilham seus aprendizados, objetivando construir relacionamentos de longo prazo e benéfico para ambas as partes.

#4 Acompanhe, Analise e Otimize seu Negócio

Dados são seus amigos. Especificamente, dados sobre seu negócio podem ajudá-lo a ver onde está gastando seu tempo e como pode fazer melhor uso disso.

Acompanhe seu Tempo

Aqui estão algumas questões práticas: Quantas horas está trabalhando? Quanto tempo está gastando em cada tarefa?

Cada vez que trabalhar em um projeto, acompanhe e registre as informações relevantes. Pode se surpreender em quanto tempo está gastando em questões administrativas.

Por fim, acompanhar o tempo de cada tarefa lhe ajuda a entender como gasta seu tempo. Com esse conhecimento, verá rapidamente onde usar melhor seu tempo.

Conheça seus Números

Freelancers, particularmente profissionais criativos, algumas vezes ficam intimidados de pensar em finanças. A verdade é que de que todos dependemos do fluxo de caixa para continuar fazendo o que gostamos.

Considere estas questões:

  • Quais são os custos para se fazer o serviço?;
  • Quanto está ganhando em cada projeto?.

Também, se analisa seu tempo, pode criar uma métrica de importância que lhe ajude a entender seu negócio.

Se cobra valores fixos dos seus clientes, é crucial dividir periodicamente seu salário pelo tempo gasto para descobrir o quanto faz por hora.

Otimização Baseada em Dados

Coletar dados é uma coisa, mas agir sobre isso é a parte importante. Depois que coletou dados sobre seus clientes e a rentabilidade de algum período, é hora de tomar algumas decisões.

Aqui estão algumas maneiras de como pode alavancar seus dados:

  • Considere aumentar seus custos em certos tipos de trabalho onde seu ganho/hora for relativamente baixo;
  • Se já está trabalhando por muitas horas, considere “cortar” os clientes com os menores ganhos/hora;
  • Calcule o custo para se contratar um freelancer para dividir o trabalho, pesando o valor da sua hora contra o custo para se contratar outro profissional.

Novamente, ter dados sobre seu negócio te coloca no assento do condutor. Considere essas opções conforme compreende melhor as finanças de seu empreendimento.

Para saber mais:

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.