Como Começar um Negócio Online em 5 Passos – Um Guia para Iniciantes

Eu devo começar um negócio online? Esta é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. E eu não estou inventando. Procure ver o que aparece quando se digita “começar um negócio online” no Google. E aparece “do zero” e “de roupas”.

Uma coisa que está claro nisto é que a vontade de trabalhar por conta própria e ganhar dinheiro pela internet é alta. O que não é nenhuma surpresa – pois oferece muitas vantagens.

Se está considerando criar um negócio virtual, este post é pra você. Juntos, nós vamos ver os motivos para criar um negócio virtual, maneiras práticas de serem feitas e ideias de negócios online que podem lhe servir de inspiração.

Pronto para começar? Então vamos.

Por quê Começar um Negócio Online

Quando pensam em trabalhar por conta própria, muitas pessoas pensam na ideia de se sentarem na praia, bebendo chá gelado enquanto ganha milhares de reais de seu notebook.

Enquanto isso não deixa de ser possível, este tipo de estilo de vida não deve ser a única razão a ser levada em conta quando deseja sua própria loja online. Há outras razões práticas do motivo para se ter um negócio online.

Aumento da Sua Liberdade Pessoal

Aqui estão algumas ideias do porquê ser um empreendedor digital é uma boa ideia:

  • Baixo custo: Um negócio online tem o custo menor. Ao contrário das lojas de materiais de construção, você não precisará de escritório, armazenamento, inventário, empregados ou coisas similares. Ao invés disso, você pode teoricamente (e praticamente) começar o seu negócio da mesa da cozinha. As ferramentas já estão disponíveis e muitas delas são grátis;
  • Locação flexível: A menos que construa um negócio que te limite a uma certa localização, você pode trabalhar de qualquer lugar. Quase todos os lugares do mundo têm conexão à internet. Desde que tenha um computador, poderá trabalhar;
  • Flexibilidade de horário: Isto significa se levantar quando quer e trabalhar quando estiver inspirado. E, como um site nunca fecha, continuará ganhando enquanto dorme;
  • Escalável: Negócios físicos geralmente são limitados às pessoas vindo às suas lojas. Com um negócio online, poderá vender para qualquer um no mundo. Com mais de 4 bilhões de pessoas online, há muito potencial de venda. Traduza o seu site e poderá fazer negócios com qualquer um;
  • Sendo seu próprio chefe: Uma das coisas mais frustrantes trabalhando para empresas é que tem pouco controle sobre o seu tempo. Reuniões, pedidos da chefia, distrações que levam à ineficiência. Mesmo se quer ser um bom empregado, nem sempre o ambiente ajuda. Tudo isso cai no esquecimento quando trabalha para você mesmo.

Parece bom, né? Mas é claro que não é tudo as mil maravilhas trabalhar por conta própria.

No Entanto, Você Precisa se Esforçar

Então, se é tão bom ter um negócio online, por quê não são todas as pessoas que fazem isso? Bem, porque como tudo na vida, tem os seus pontos baixos.

Um negócio online de sucesso dá muito trabalho. Começar custará sangue, suor e lágrimas. É simples, mas isso não significa que seja fácil.

Você precisa tomar a responsabilidade, pois o seu sucesso depende só de você mesmo. Nada irá acontecer por si só. Se não fizer algo, nada será feito.

Terá de sair de sua zona de conforto, aprender coisas novas, encontrar tempo para trabalhar, lidar com as dúvidas, com o fracasso e mais. Pode ser desconfortável.

Portanto, tenha perseverança e aumente suas habilidades, cresça como pessoa, se torne mais confiante e, não se esqueça, ganhe dinheiro de outras maneiras.

Com o tempo, poderá trabalhar na praia (ou de qualquer lugar que queira, como um ônibus!).

Como Começar um Negócio Online

Certo, agora que todos já discutimos o por quê de abrir o seu negócio online é uma boa ideia, vamos falar de como implementá-lo. A seguir, falarei de como começar do zero até ter tudo já configurado.

#1 Escolha um Modelo de Negócios

A primeira coisa de que precisa saber é que há mais de um tipo de negócio online. Ganhar dinheiro online pode ser feito de diversas maneiras. A que será escolhida depende de seus planos, habilidades e personalidade.

Aqui estão alguns dos tipos de negócio online para você escolher:

  • Freelancing: Uma das maneiras mais fáceis de se tornar empreendedor é pegar as suas habilidades e começar a ganhar dinheiro com elas. Isso funciona melhor se o que faz for independente de qual é a sua localização, como escrita, web design ou similares. Consultoria também é uma opção viável. Pegue alguns clientes do seu serviço e ofereça os seus serviços;
  • Vendendo Produtos (Digitais): Vender coisas é uma das formas mais clássicas de negócios. Agora é fácil abrir uma loja online. Algumas alternativas são o Mercado Livre e a Amazon. Nestas lojas você pode vender praticamente de tudo;
  • Programa de Afiliados: Este método é muito popular para quem escreve em blogs. Isso significa que você anunciará produtos e terá uma parte das vendas que os seus visitantes fizerem;
  • Cursos online: Outro modelo de negócio é a criação online de conteúdo educacional. Pode ser texto, imagem, vídeo ou todos estes. Os clientes têm acesso através de pagamento único ou de pagamentos recorrentes;
  • Aplicativos: Se for um desenvolvedor (ou tem dinheiro para pagar um) também pode criar aplicativos web ou para celular. Aqui, também, há a possibilidade de cobrar uma vez ou um serviço de assinatura para ganhar dinheiro.

Estes são alguns dos maiores exemplos de negócios online. Encontrará exemplos mais concretos abaixo. Faça algumas pesquisas naquilo que tiver maior interesse para saber no que está entrando.

#2 Encontre o seu Nicho

Nestes dias, começar um negócio online tem tudo há ver com especialização. É bem melhor encontrar o seu nicho e se ater a um grupo definido de consumidores do que tentar vender para uma audiência maior. Isso lhe permite a ser bem mais preciso em seus esforços e a ser menos genérico.

A melhor coisa que pode fazer é tentar encontrar a necessidade e preenchê-la. Para isso, ajuda a pensar quais nichos e indústrias você já faz parte.

Quando se é apaixonado por algo, é bem mais fácil de se aprofundar e entender o que o seu público-alvo quer. Isto, por sua vez, torna mais fácil de se construir um negócio em contraste a uma indústria que não lhe é familiar e da qual não está interessado.

#3 Construa seu Site

Não importa o negócio que pretenda ter online, sempre é necessário um site. Afinal, para ter um negócio online, você precisa, primeiramente, estar online.

Aqui, o WordPress é de grande ajuda. Depois que criou a sua conta e fez as primeiras configurações de seu site, você pode seguir as dicas abaixo para começar a torná-lo em um empreendimento.

Sim, vai levar algum tempo para configurar e a aprender a usar essa ferramenta, mas vai valer a pena. Habilidades são coisas que ninguém pode lhe furtar e que estão com alta demanda no ambiente de trabalho atual. Então, vai lá e faça.

#4 Comece a Divulgar

Você sabe o que eles dizem: você só tem um negócio quando alguém te paga pelo que tem a oferecer. Até lá, você só tem um hobby.

Então, uma das partes mais importantes e que consomem mais tempo, quando começa um negócio online, é a divulgação. Com sorte, a internet oferece muitas maneiras para fazer isso, e muitas delas são de graça.

  • SEO: Isto significa criar e otimizar o seu site, páginas e conteúdo para que possam desempenhar bem nos buscadores. Fazendo isso aumenta as suas chances de ter acesso orgânico (gratuito);
  • Email Marketing: Uma das coisas mais importantes para qualquer dono de site é ter um boletim de notícias pelo email. Esta é a forma de marketing com o maior ROI (return over investment – retorno sobre o investimento). Também ajuda a criar uma conexão pessoal com a sua audiência;
  • Mídias Sociais: Plataformas sociais se tornaram uma alternativa aos buscadores com bilhões de usuários. Muitos deles são de uso gratuito. Aqui, é importante saber em quais plataformas você deve estar e aprender sobre como tirar melhor proveito.
  • Venda de Conteúdo: A forma mais bem-sucedida de marketing nos últimos anos é criar e distribuir conteúdo para atrair membros de sua audiência. Se integra bem com outras formas de marketing e, graças ao WordPress, está disponível a você ao custo de um domínio e a uma conta de hospedagem;
  • Anúncio Pago: Claro, se tiver dinheiro, também pode usar as formas pagas de marketing. Isto inclui anúncio em buscadores, redes sociais e redes de display. Contudo, é preciso muita pesquisa para utilizá-los com eficiência.

#5 Transforme os Visitantes em Clientes

Ter as pessoas visitando o seu site é uma coisa. Contudo, para ter um negócio online, você precisa que alguns deles te pague.

O requisito aqui é diferente dependendo do modelo de negócios que escolheu. Portanto, tudo tem a ver com a otimização de conversão.

Isto significa ter pessoas no seu site para fazer o que quer que façam. Pode ser para preencher um formulário para entrar em contato, clicar no botão de compra, te ligar, você decide.

Coisas importantes a serem aprendidas aqui é aprender sobre análises e ver os seus resultados. Além do mais, tem de aprender a como elaborar planos de ação e direitos autorais em geral.

Pronto para Começar um Negócio Online

Planejar um negócio online é um esforço digno. Não pode levar somente a independência financeira, de localidade e horário mas também lhe ensinar habilidades valiosas pelo caminho.

A tecnologia e os meios para se tornar um empreendedor online já estão disponíveis. Você pode começar em minutos (embora geralmente leve mais tempo).

No nível mais básico, começar o seu negócio online consiste em alguns poucos passos:

  1. Escolher um Modelo de Negócios;
  2. Encontrar o seu Nicho;
  3. Construir o seu Site;
  4. Divulgar;
  5. Transforme os Visitantes em Clientes.

Pode parecer simples, mas não é de todo fácil. Contudo, com persistência, tempo e vontade de aprender, você consegue. Outros já fizeram o mesmo.

Fonte: Torquemag

Para saber mais: Livro CRIE SEU MERCADO NO MUNDO DIGITAL

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.