Como Começar um Negócio Online?

“Motivação é aquilo que te faz começar. Hábito é aquilo que te faz continuar.”

Jim ryun

Descubra como começar um negócio online, incluindo a descoberta de sua motivação, identificando seu público-alvo e a construir uma marca e um site.

Como começar um negócio online: É uma grande pergunta, uma que nos deixam com muitas dúvidas.

#1 Se Faça a Pergunta mais Importante – “Por quê?”

Hoje, nós temos a internet que permite-nos construir uma plataforma, criar um negócio, aumentar a quantidade de pessoas que conhecem nosso produto, ter uma renda, e tudo isso tendo o estilo de vida que queremos.

Começar um negócio online é algo que todos deveriam tentar pelo menos uma vez. Por quê? Porquê lhe dá mais liberdade. Liberdade financeira, de tempo, para ser criativo. Permitindo-lhe viver uma vida mais feliz.

Estas são as grandes razões. Mas também precisa de uma que seja sua, pessoal. Este é o motivo do porquê se aprofundar em como começar um negócio online, você precisa entender exatamente porquê não iria querer começar um.

Você Precisa de um Propósito

Por quê quer criar um negócio online? A resposta não deve ser porquê quer ter mais dinheiro e ganhar mais fama. Estes são potenciais subprodutos, mas não devem ser seu objetivo principal.

Ao invés disso, pergunte a si mesmo como que quer que um negócio online mantenha seu estilo de vida. Que tipo de vida você quer?

Muitas pessoas começam negócios porque acham legal e divertido. Ser empreendedor está em moda agora. Mas muitos entram nessa sem saber a direção que querem seguir. É como dirigir um carro ou avião, você tem a liberdade de escolher a direção que deseja tomar.

Mas se não tem qual é o destino em mente – um endereço no seu GPS ou o aeroporto onde deseja ir – então tudo o que irá fazer é gastar gasolina. Provavelmente irá bem distante do local onde deveria ir, o que é muito perigoso. É perigoso porquê, – sim, pode ganhar muito dinheiro – mas quando notar que fez algo errado, não conseguirá voltar no tempo.

De uma maneira, construir um negócio online pode ajudar a ter mais tempo na sua vida. Ter mais tempo para fazer coisas que são mais significantes para você pode lhe ajudar a gerar mais renda.

#2 Identifique seu Público-alvo

Depois de saber por quê de criar um negócio online, precisa saber o que o negócio fará. Outra maneira de pensar nisto é saber a quem você quer servir. Qual é o público-alvo que quer ajudar?

Pode ser um público que já saiba como ajudar, com o qual talvez já tenha tido experiência. Ou pode ser com um tipo da qual se importe e goste, mas que não tenha experiência ainda.

Crie o seu Mapa do Mercado

O mapa do mercado é onde, depois de ter escolhido uma ideia ou paixão, você vai ao mercado e faz algumas pesquisas. Ainda não sabe qual será o seu produto ou solução, porque não tem como saber sem antes fazer um trabalho duro. Primeiro precisa saber quais são os problemas das pessoas.

A ideia do mapa do mercado é saber qual é a porção do “terreno” que seu empreendimento estará. Como pode ajudar as pessoas daquele espaço?

Digamos, por exemplo, que está querendo pessoas que joguem tênis. Você conhece tênis, sabe como jogar e pensa que também tem a habilidade de ajudar outros que também gostem ou que gostariam de aprender a jogar.

Agora você deve pegar conselhos pela internet de pessoas sobre como jogar tênis? Não. Porquê não sabe se é isso o que deseja fazer e se há a necessidade naquele local.

Necessidades não Atendidas são a sua Oportunidade de Trabalho

O que precisa fazer é saber se há uma necessidade. Então faz uma pesquisa usando o exercício do mapa de mercado, sabendo mais sobre as pessoas e os produtos que existem e saber se há necessidades não atendidas.

Pode acabar descobrindo, por exemplo, que há pessoas descontentes com as entregas feitas pelas lojas online de artigos esportivos para tênis. Então poderá conversar com fabricantes de artigos esportivos sobre uma melhor maneira para este problema ser resolvido.

Ou pode descobrir que jogadores acima dos cinquenta anos têm artrite. Então pode focar em jogadores acima de cinquenta anos com artrite.

Estas pessoas têm diferentes conjuntos de dificuldades: de negócio e físico. Cada um precisando de uma solução diferente.

Comunidade é uma Ótima Solução

Algumas vezes quando estão fazendo o mapa de mercado as pessoas descobrem que uma das dificuldades é que as pessoas estão solitárias. Então a solução é a criação de uma comunidade, seja através de fóruns online ou de eventos. Onde possam decidir o melhor produto ou serviço.

Conexão humana é extremamente importante. Se há uma falta ou necessidade de conexão humana em seu nicho, é algo que muitas pessoas gostarão.

Começar Pequeno Significa que Terá Menos Competição e Mais Autoridade

Tudo bem começar pequeno – e é até recomendado! – porque torna mais fácil se destacar na competição e torna mais fácil de entender quais são os problemas específicos.

Quando há menos competição é mais fácil de se tornar uma autoridade no assunto. E quando está focado em um público-alvo menor é mais fácil entender a linguagem que o cliente usa.

Digamos que queira começar uma academia de ginástica – o que é uma indústria imensa. O que fará para criar um site de ginástica bem-sucedido hoje? Sim, pode ter sido mais possível antes, mas hoje precisará de muito dinheiro e tempo para entrar nessa indústria.

Porém, se quer ajudar as mães a entrarem em forma, elas têm uma necessidade e um conjunto de circunstâncias muito específicas que são diferentes de homens que querem participar de competições CrossFit. E cada público requer um conjunto totalmente diferente de soluções. Então, se for criar um site para ajudar ambos destes públicos, é melhor não ajudar nenhum.

Ao invés disso, você precisa pegar um público e se focar nele. Sendo o mais específico possível.

#3 Experimente e Interaja

Antes de falar deste passo, vamos voltar um pouco. Você já identificou os motivos por trás do que quer fazer e como quer que este negócio se ajuste à sua vida. Se queria criar um negócio que sustentará seu estilo de vida atual, pense em quanto dinheiro está ganhando e em como pode criar um negócio que substituirá seu salário.

O que não quero que você diga é: “Eu quero ganhar sete dígitos por ano como muitos estão fazendo por aí.”.

Mas você realmente precisa disso? Primeiro, precisa ser bem claro sobre seus objetivos e como alcançá-los. Segundo, precisa pegar um público-alvo e um nicho.

Precisa saber o por quê de querer fazer isso e qual será a aparência do seu negócio. O quão grande será e como será estruturado? Próximo, precisa saber a quem está servindo e quais são as suas necessidades.

Com tudo isto feito, vamos para o terceiro passo, que é sobre experimentação, conversação e interação. Você precisa experimentar criando diferentes soluções para o grupo de pessoas que identificou e começar a ter conversas sobre possíveis soluções com eles. Durante este processo, começará a ver o que funciona ou não. Também começará a entender que falhas fazem parte do processo.

Precisa deixá-lo guiá-lo para essas possíveis soluções.

E somente depois de tudo isso você deve começar a criar uma marca e uma identidade para o negócio. É muito simples começar um site. É simples criar um cartão de visitas. Mas estas coisas não são de sua conta. O negócio é tudo o que acontece antes.

Você Precisa de um Motivo para Agir

Quando constrói o seu negócio de uma maneira que caiba em seu estilo de vida, que se torne sustentável e algo pelo qual lute. E isso vai ao próximo ponto, de que precisa de um motivo para fazer isto – uma razão profunda, ardente, para tirá-lo do sofá e ter ação.

Se falar com outros empresários, geralmente encontrará algo em suas histórias que envolvem muita pressão, que levaram a tomar decisões que não tinham tomado antes.

Se pensa que só começando um site com alguns produtos lhe trará resultados, está errado. Sim, isso acontece. Já aconteceu antes. E por ouvirmos essas histórias na mídia, pensamos que possa acontecer com todos, o que não é verdade.

Negócios começam com ações firmes que só acontecem quando há uma razão para sair de sua zona de conforto.

Tem de ter coragem para sair de sua zona de conforto e fazer as coisas acontecerem. Precisa ir fundo para encontrar coragem de tomar decisões difíceis.

Fonte: SmartPassiveIncome

Para ler mais: CRIE SEU MERCADO NO MUNDO DIGITAL

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.