Como Manter a Produtividade Estando Desempregado

“A ociosidade é contra a produtividade. Faça cada vez mais e melhor, sempre.”

Rodrigo chung

Desemprego é uma situação muito difícil para todos. Acaba com a sua autoestima e faz com que se sinta um fracasso na vida. É muito difícil quando já está passando por dificuldades financeiras e precisa encontrar uma solução o mais rápido possível.

Geralmente podendo se tornar um ciclo vicioso. Podendo se sentir mal por não conseguir um emprego, perdendo a energia e a motivação de procurar por um novo. E faz com que nos sintamos pior e pior, e tentando cada vez menos.

Não é fácil, mas uma maneira de pensar é que esta é uma oportunidade de dar uma nova direção em sua vida. Deixando que explore outras carreiras que lhe pareçam melhores. Também lhe dando mais tempo e energia para se focar em seu aperfeiçoamento e ter melhores hábitos de vida.

Se lembre, só porque está desempregado não significa que não pode estar motivado e produtivo no seu dia. Aqui estão algumas atividades para manter a energia fluindo e fazer o seu tempo render o máximo enquanto estiver desempregado.

50 Coisas para Fazer Enquanto Estiver Desempregado: Continuar Produtivo sem um Emprego

#1 Escreva o seu Currículo (ou Atualize-o): Prioridades primeiro, escreva o seu currículo caso não tenha. Tenha certeza de incluir as suas experiências profissionais mais recentes, educação, contato, informações relevantes e quaisquer atividades voluntárias/comunitárias que vale a pena ser citada. Procure no Google “modelos de currículo” caso não tenha a menor ideia de como formatá-lo, mas não exagere demais. Tente manter tudo em uma só página.

#2 Escreva uma Carta de Apresentação para cada Emprego que for se Candidatar: Quando for se candidatar à um emprego, sempre coloque uma carta de apresentação junto com seu currículo. Geralmente tem de 3-4 parágrafos descrevendo seu interesse pelo emprego e porquê acha que é o seu perfil. Se certifique de que alguém revise para ver se possui algum erro de escrita ou de gramática.

#3 Identifique suas Maiores Habilidades: Uma das coisas mais importantes quando se vai procurar um novo emprego é identificar quais são as suas maiores habilidades. Pergunte a si mesmo: “No que sou bom? Quais são minhas habilidades naturais?”. Tenha um momento para escrevê-las. Pergunte aos seus amigos e familiares também (eles podem notar coisas que para você passam despercebidos). Então pergunte a si próprio: “Quais tipos de trabalho melhor se ajusta à essas habilidades?”

#4 Esteja Ciente de suas Falhas e Fraquezas: Ninguém é perfeito. Às vezes é importante estar ciente de suas “falhas” e “fracassos”. No que geralmente você é “ruim”? Que tipo de emprego geralmente não gosta (e por quê)? Se identificar quais tipos de emprego com certeza NÃO quer, será mais fácil para filtrá-los no seu processo de tomada de decisão (presumindo que tenha escolha).

#5 Procure por Oportunidades de Emprego Online: Confira sites como Vagas, LinkedIn e InfoJobs para procurar empregos na sua área. Tenha a certeza de ter completado o seu perfil no site que escolheu e de ter feito o upload do seu currículo para que os empregadores possam entrar em contato com você caso achem que tem o perfil da vaga.

#6 Pratique Entrevistas com Familiares e Amigos: O processo de entrevistas pode ser umas das etapas mais importantes para se conseguir um novo emprego. Tente encontrar um amigo ou familiar para praticar as entrevistas contigo, onde eles finjam ser o empregador e te faça perguntas para ver se tem o perfil da vaga. Este tipo de jogo de interpretação de papéis podem ajudar a melhorar as suas habilidades sociais antes de ir para a entrevista real.

#7 Pergunte aos Amigos e Familiares se Sabem de Qualquer Oportunidade: Conhecer as pessoas certas ainda é uma das melhores maneiras de encontrar um novo emprego e ser contratado. Não subestime o poder da indicação de amigos/familiares. Talvez eles tenham alguma vaga em aberto onde trabalham, ou conheçam algum amigo que esteja procurando alguém para contratar ou possam ficar atentos caso alguma oportunidade apareça.

#8 Desenvolva os seus Relacionamentos nas Redes Sociais e Online: Ter uma forte presença online, especialmente que seja relevante para as suas habilidades e carreira, é uma maneira fantástica para encontrar novas oportunidades e se conectar com novas pessoas. Redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram são ótimos lugares para se conectar com pessoas que tem mentalidade semelhante à sua, ter aconselhamentos, dicas, encontrar oportunidades de emprego e colaboração.

#9 Considere Voltar para a Escola ou Fazer um Curso Online: Outra maneira eficiente de se passar o tempo quando estiver desempregado (especialmente se pode pagar ou recebe auxílio financeiro), é continuar a sua formação anterior. Isto pode significar voltar para a faculdade para ter uma graduação mais avançada (tais como uma Pós Lato Senso ou Estrito Senso), ou fazer algum curso online para melhorar suas habilidades de uma área específica (especialmente se for algo que valha a pena ser adicionado ao seu currículo).

#10 Corte o Cabelo e Compre Roupas Novas: Aqui está mais uma dica psicológica: renove o seu visual. Um novo corte de cabelo e roupas novas podem lhe dar estímulo extra de confiança para trazer uma nova energia na sua busca de emprego e entrevistas. Se sentir bem consigo mesmo é sempre importante.

#11 Vá para a Academia e se Exercite Mais: Tire vantagem do tempo extra que tem para se focar no desenvolvimento de hábitos saudáveis, tais como se exercitar e fazer dieta. Se puder construir esses hábitos saudáveis agora, estará mais predisposto a continuar com esses hábitos depois que encontrar o emprego. Para iniciantes, comece com uma mentalidade de “tudo conta” e encontre pequenas oportunidades para se exercitar mais, tais como fazer algumas flexões, abdominais e agachamentos toda manhã. Ou fazendo uma pequena caminhada toda manhã.

#12 Mantenha um Planejamento de Sono Saudável: embora seja difícil não utilizar esse tempo desempregado como umas férias ou para ficar até mais tarde jogando videogame ou assistindo TV, é importante manter um planejamento saudável de horas de sono para manter alto os seus níveis de energia e ter uma rotina consistente. Dormir é o hábito mais saudável quando se trata da nossa saúde física e mental, então não subestime o impacto de uma boa noite de sono.

#13 Tire Vantagem de Biblioteca e Meios Públicos: Geralmente governos locais proveem muitos recursos públicos para ajudarem as pessoas a encontrarem emprego, incluindo ajuda na escrita de currículos, candidatar-se à uma vaga e a procurar emprego. Vá na sua biblioteca local ou painel de empregos para ver quais recursos estão disponíveis à você.

#14 Solicite Benefícios para Pessoas que Estão Desempregadas: Se está tendo dificuldades financeiras, não hesite para pedir por benefícios para desempregados, vale-refeição ou assistência financeira. Todos passam por períodos em que precisam de ajuda, e ter em mente que esta é somente uma fase temporária que será superada em um futuro próximo. Por agora, faça o que é melhor para você e sua família.

#15 Faça um Novo Orçamento das suas Despesas Mensais: Pode ser necessário cortar certas despesas ou fazer um novo orçamento que caiba na sua nova situação financeira. Pelo quê está pagando todo mês que não tem mais necessidade? Quais são as alternativas mais em conta para a sua conta de telefone? Descreva todas as suas despesas e encontre maneiras de economizar mais.

#16 Desenvolva um Projeto Pessoal: Agora também pode ser uma boa oportunidade para transformar o seu tempo livre em projeto pessoal. Quais são os trabalhos de meio-período ou projetos freelance que gostaria de seguir? Consertar computadores? Vender artesanato? Babá? Dog walking? Limpeza? Bartender? Só porque não achou um emprego ou carreira de período integral não significa que não pode começar a trabalhar AGORA para ganhar um dinheiro a mais. (Poderá manter o seu projeto pessoal mesmo após encontrar um novo emprego).

#17 Venda/Doe Coisas que não Precisa ou Queira: Agora também pode ser uma boa hora para uma maratona de arrumação e encontrar itens que queira se livrar. Pode vender coisas que não deseja mais na OLX. Se estiver se sentindo caridoso, considere doar parte de suas coisas antigas (especialmente brinquedos e roupas) para a caridade.

#18 Comece um Portfólio Online de Trabalhos Criativos: É importante começar a construir um portfólio para o seu trabalho online se quer buscar uma carreira em algo relacionado à arte, música, filme ou escrita. Quanto mais criar, mais poderá compartilhar com seus empregadores em potencial ou pessoas que queiram colaborar contigo. Esta é uma das melhores maneiras de compartilhar o seu trabalho, receber comentários, se aperfeiçoar e se conectar com pessoas que pensem de maneira semelhante (além das oportunidades de emprego!)

#19 Viaje (se Puder): Se for sortudo o suficiente de estar em uma posição onde o dinheiro não é uma preocupação, então considere reservar um tempo para viajar, experimentar novas culturas e ter mais experiências. Muito pouco de nós temos a oportunidade de explorar o mundo, então se for possível para você, então agora pode ser a hora perfeita para fazer isso. Isso é uma daquelas coisas da qual não se arrependerá anos depois.

#20 Leia Mais Livros: Só porque não vai mais à escola não significa que o processo de aprendizagem acabou. Use o seu tempo livre sabiamente lendo mais livros, especialmente sobre assuntos educacionais que queira se aprofundar. Se torne uma pessoa mais equilibrada lendo mais livros de uma grande variedade de temas tais como biologia, economia, finanças, psicologia e ciências sociais.

#21 Considere Estágios e Trabalhos Temporários: Estágios (preferencialmente os pagos, mas também os gratuitos) podem ser uma ótima oportunidade de ter experiência prática e ter mais credibilidade no currículo. Algumas vezes é preciso pegar alguns “trabalhos menores” antes de poder ter a carreira que realmente deseja no longo prazo. Estágios são ótimos porque se tem experiências práticas, além de estar cercado de pessoas que já têm sucesso em suas carreiras (e pode aprender muito com eles).

#22 Trabalho Voluntário: Voluntariado em uma caridade local ou organização comunitária é outra ótima maneira de desenvolver o seu currículo enquanto está desempregado. Também adquire uma experiência valiosa trabalhando com outras pessoas, aprendendo coisas novas e fornecendo valores à uma organização. Empregadores também gostam de ver que você está retribuindo à comunidade e tem um interesse genuíno em ajudar os outros.

#23 Escrever um Blog: Um blog é uma outra maneira de mostrar aos seus empregadores de que é autodidata e consegue se manter produtivo mesmo quando desempregado. O blog também pode se tornar um tipo de “currículo online” se mostrar suas habilidades, conhecimentos e experiência em temas que estão relacionados aos seus objetivos profissionais.

#24 Aprender um Idioma: Conhecer uma segunda língua pode fazer uma tremenda diferença em certos empregos (especialmente atendimento ao consumidor). Considere o tempo extra para aprender uma nova língua que acrescente valor ao seu currículo (tais como Inglês ou Espanhol). Leva tempo para aprender, mas pode fazer uma tremenda diferença no seu futuro.

#25 Fique Social: Tenha certeza de continuar conectado com seus familiares e amigos enquanto estiver desempregado. Às vezes pode ser fácil para cair na “armadilha da solidão” quando se está para baixo. E não querer sair para lugar algum. Mas manter uma vida social é importante para sua saúde mental e bem-estar. Continuar social também pode lhe abrir, mesmo que indiretamente, para novas oportunidades de emprego.

#26 Vá a Feiras de Trabalho Locais: A maioria dos lugares têm feiras para trabalho em épocas sazonais. Tente saber quando tem uma na sua área e se planeje para ir. Também se certifique de imprimir currículos para entregar aos seus potenciais empregadores. E use isto como uma oportunidade para fazer network e conhecer pessoas como você.

#27 Siga os Eventos Atuais: Este é mais uma dica social, estando atualizados das notícias e eventos atuais podem ser uma boa maneira para se “puxar papo” quando for fazer networking. Isto também lhe deixará mais inteligente e atraente.

#28 Considere Novos Ares: Nossos empregos são umas das principais coisas que nos deixam “atados” à onde vivemos. Se foi recentemente despedido ou está desempregado, agora pode ser a hora perfeita para se mudar para um lugar completamente novo.

#29 Alugue uma Sala em seu Apartamento/Casa: Se tem um quarto a mais onde mora, alugá-lo para alguém é uma solução possível para ter dinheiro extra enquanto estiver desempregado. Claro que isto depende de vários fatores, incluindo com quem você vive, que tipos de colegas de quarto você encontrar, quanto tempo vão ficar, etc. Mas é algo que vale a pena ser pensado caso esteja disponível a você.

#30 Cozinhe em Casa com Mais Frequência: Comer fora é uma daquelas despesas luxuosas de que podem fazer uma enorme diferença no final do mês. Tente cozinhar mais para você. Procure receitas online de refeições baratas. Encontre refeições de que possa colocar em recipientes e esquentar no decorrer da semana (sopa, caçarolas, lasanha, etc.). Com o tempo, encontre maneiras de fazer refeições baratas em casa que possa lhe economizar dinheiro no longo termo.

#31 Levante sua Confiança e Autoestima: Agora é uma ótima hora para construir uma rotina de saúde mental e trabalhar na sua confiança interior.

#32 Aprenda uma Nova Habilidade: Há muitas maneiras para continuar a sua educação e aperfeiçoar suas habilidades quando desempregado. Considere ir à um workshop de algo que queira melhorar em si próprio, tais como programação, design, fotografia ou marketing. Ter habilidades secundárias pode fazer com que se destaque para futuros empregadores.

#33 Pratique Meditação: Meditação está se tornando um daqueles hábitos mais essenciais que é tão importante quanto exercício, dieta e sono. Agende de 10-15 minutos para fazer uma meditação rápida.

#34 Passe Mais Tempo na Natureza: Tempo na natureza tem sido associado com muitos benefícios de saúde mental, incluindo menos estresse e ansiedade, e aumentando emoções positivas tais como alegria e gratidão. Tente prestar mais atenção na natureza do cotidiano em sua vida. Tente assistir à um documentário da natureza para uma melhora na humor.

#35 Limite o Tempo para Assistir TV e Videogame: Um pouco de lazer faz bem, mas não gaste todo o tempo assistindo TV, jogando videogame ou fazendo atividades “não produtivas”. Desemprego não tem de ser sinônimo de “preguiça” ou a “não fazer nada”. Está em suas mãos aproveitar o máximo o dia e ir na direção correta.

#36 Fique Mais Tempo com a Família: Família é uma das coisas mais importante na vida que nos dão um senso de significado e pertencimento. Geralmente quando estamos mais ocupados (especialmente em nossos trabalhos) é uma das principais forças que nos fazem ficar distantes de nossos familiares. Então uma maneira saudável de gastar esse tempo extra é gastar mais tempo em almoços familiares e fazendo coisas juntos, especialmente se tiver crianças. Se seus pais vivem em outro estado, também pode ser uma ótima oportunidade de ir visitá-los por alguns dias.

#37 Tenha Hobbies que Nunca Tiveram Chance Antes: Considere começar um novo hobby só por diversão. Talvez sempre quis tocar guitarra, ou pintar, ou escrever poesia, ou construir coisas? Um hobby criativo é ótimo para sua felicidade e bem-estar, e também pode te levar a aprender novas habilidades e a se tornar uma pessoa mais equilibrada no final das contas.

#38 Aprender Sobre a Linguagem Corporal: Habilidades sociais são uma das habilidades mais importantes para se ter na vida, especialmente quando se trata de encontrar um novo emprego ou carreira. Agora pode ser uma boa hora para aperfeiçoar algumas das suas habilidades de comunicação aprendendo mais sobre a linguagem corporal. Linguagem corporal (ou comunicação não-verbal) compõem uma enorme fração do que falamos com os outros (mesmo não nos dando conta), então é importante estar mais atento ao que seu corpo está dizendo aos outros e a ler a linguagem corporal dos outros.

#39 Assista a uma Aula de Improvisação: Improvisação é um ótimo exercício para melhorar as suas habilidades sociais e de comunicação. Geralmente nossas conversas são espontâneas, então sendo hábil para se adaptar ao que a pessoa tá falando e a fazer no momento é crucial para ser uma pessoa mais inteligente socialmente.

#40 Melhore sua Inteligência Emocional: Inteligência emocional está se tornando uma parte importante da força de trabalho na atualidade. Empresas estão prestando mais atenção aos candidatos à vagas que tenham mais “inteligência emocional”, que significa que eles são melhores em gerenciar o panorama emocional cotidiano na vida. Inteligência emocional tem 4 componentes principais: 1) Autoconsciência (“entendendo suas emoções”), 2) Autorregulação (“ter a habilidade de gerenciar suas próprias emoções e não reagir por impulso”), 3) Empatia (“entendendo as emoções das outras pessoas”) e 4) Habilidades Sociais (“ter a habilidade de responder às emoções das outras pessoas”)

#41 Elimine seus Maus Hábitos: Maus hábitos podem continuar conosco o restante da vida porque são muito difíceis de serem eliminados e os fazemos sem esforço. Quando desempregado, pode ser inteligente dedicar tempo extra e energia para se livrar de pelo menos um de seus maus hábitos (tais como beber, fumar ou comer “besteira”). Mudanças de hábitos requerem um grau de força de vontade (que é o motivo de ter de focar em somente uma grande mudança por vez). Desemprego pode ser uma chance perfeita para investir alguma energia de sobra no auto aperfeiçoamento.

#42 Doe Sangue ou Plasma: Outro uso útil do seu tempo pode se usado para doar sangue ou plasma.

#43 Seja Persistente, Jogue o “Jogo dos Números”: Um dos maiores fatores decisivos se irá ou não encontrar um novo emprego é persistência. Sempre procure por novas oportunidades. Se candidate à tudo que for possível. Veja como estão os processos seletivos das vagas às quais se candidatou. Encontrar um emprego geralmente é um “jogo dos números”, quanto mais se candidatar, mais provável que encontre algo.

#44 Seja Paciente Consigo Mesmo: Enquanto quer continuar motivado, também mantenha em mente a importância de se ter paciência. Paciência é entender que as coisas levam tempo para acontecer. Provavelmente haverá muitos obstáculos que terá de passar quando procurar por um novo emprego, mas tudo isso faz parte do processo. Mantenha isso em mente e será mais fácil para você passar pelos momentos difíceis e estressantes.

#45 Tenha Responsabilidade, Não Peça por Piedade: É muito fácil cair num ciclo negativo quando se está desempregado, quando começa a culpar o mundo inteiro por seus problemas. Então para de fazer esforço ou de ter responsabilidade por sua situação, porque está se sentindo muito ocupado se sentindo por si mesmo e lamentando o fato de que poderia ser melhor. Embora seja verdade de que o mundo não é justo, no final do dia, tem de parar de se sentir culpado e tomar a responsabilidade se quiser ter uma mudança em sua vida.

#46 Mude de Ambiente: Seu ambiente pode afetar o seu humor e atitude. Encontre maneiras de mudar de ambiente para torná-lo mais positivo, motivador e inspirador. Mude de lugar as mobílias. Se foque em cores que goste. Encontre objetos, pinturas e citações inspiradoras para colocar nas paredes. Coloque plantas em cada dormitório. Mantenha as coisas limpas e organizadas. Encontre maneiras do ambiente te “dar” energia do que “sugar” sua energia.

#47 Imagine a si Próprio no Futuro: Agora é hora de pensar a longo prazo na sua vida. Pegue alguns minutos para imaginar a si próprio no futuro. Como iria ser a vida? Que tipo de coisas faria diariamente? Como pode pegar essa visão e começar a implementar isso na sua rotina diária? Encontre pequenas maneiras de agir como o seu “futuro eu” é a porta de entrada para se tornar o seu “futuro eu”.

#48 Tenha um Mentor: Dependendo de onde estiver na vida, um mentor pode ser uma maneira fantástica de se manter motivado e responsabilizar-se conforme tenta melhorar ou encontrar um novo emprego/carreira. Um mentor pode te dar dicas passo-a-passo do que deve fazer a seguir e lhe encorajar e fazer comentários durante todo o processo. Não subestime a importância de se ter um mentor leal que te dê apoio e queira te ver bem-sucedido – geralmente podendo ser as “cutucadas” que as pessoas precisam para que avancem em suas vidas.

#49 Identifique Modelos Chave para se Inspirar: Todas as pessoas bem-sucedidas “estão nos ombros de gigantes” aprendendo de pessoas bem-sucedidas. Se realmente quer avançar na sua carreira profissional, faça uma lista de modelos chave que você olha e se sente inspirado. Tente categorizá-los baseados em tratos específicos que admire neles, tais como “Confiança”, “Bondade”, “Criatividade”, “Motivação”, etc. Pode revisitar a lista conforme usa como um recurso para se manter motivado.

#50 Acredite em suas Habilidades: Suas crenças não podem ser subestimadas quando se trata de qualquer área da vida. É fundamental que creia em si próprio e de que pode encontrar um novo emprego (mesmo que não saiba quando). Geralmente nossas crenças em nós mesmos podem se tornar uma profecia onde suas crenças influenciam nossas ações. Se não crê em si mesmo, ninguém irá.

Conclusão

Essas são grandes dicas e conselhos para você que está desempregado.

O objetivo principal deste artigo é mostrar as muitas maneiras que se pode manter produtivo mesmo se não tem um emprego. Alguns podem parecer mais razoáveis do que outros, mas tenha em mente que estas são somente sugestões e não coisas que tem de fazer necessariamente.

Recomendo que escolha alguns itens às suas prioridades. Também pode salvar este artigo para ver depois.

Boa sorte na busca por um novo emprego. Sei que pode parecer muito difícil e estressante às vezes, mas sairá desta sendo uma pessoa melhor. Seja paciente consigo mesmo e siga em frente.

Fonte: The Emotion Machine

Para ler mais: Pai Rico, Pai Pobre

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.