Como Verificar e Melhorar a sua Pontuação de Crédito

“O sábio não dá crédito à sua sabedoria, mas o crédito nunca o abandona.”

tau-te-king

Confuso ou preocupado sobre a sua pontuação de crédito (e ainda não tem certeza do que isso significa, para ser honesto)? Aqui está tudo o que precisa saber e as dicas de como melhorar a sua pontuação!

Há muita confusão quando se trata de pontuação de crédito – e, para ser honesto – , não é nenhuma surpresa.

O que sabemos, portanto, é que ter uma boa pontuação de crédito é muito importante. especialmente se estiver querendo comprar uma casa ou pedir um empréstimo.

Pode parecer uma coisa para não se preocupar agora, mas é bom a “construir” uma boa nota de crédito o mais rapidamente possível.

Explicando Pontuação de Crédito

  1. O que é classificação de crédito?
  2. Qual é a importância da sua pontuação de crédito?
  3. Para o que você vai precisar de uma classificação de crédito?
  4. Como são calculadas as classificações de crédito?
  5. Como verificar a sua classificação de crédito de graça?
  6. Como melhorar a sua classificação de crédito?
  7. Coisas a serem observadas

O que é classificação de crédito?

Basicamente, uma classificação de crédito é um tipo de sistema de classificação usados por bancos e credoras para descobrirem quanto dinheiro eles devem te disponibilizar quando for solicitar serviços bancários tais como cartões de crédito, saques do cartão de crédito ou no empréstimo (ou se está qualificado para usar estes serviços).

Em alguns casos, uma classificação de crédito baixa desqualifica alguém de pegar dinheiro emprestado, então vale a pena saber o que isso é e como é calculado.

Sua classificação de crédito é determinado por muitos fatores, principalmente os seguintes:

  • Seu histórico de pagamentos;
  • A proporção de crédito que está disponível, e o quanto deste valor está usando – em outras palavras, se está usando o limite máximo do seu cartão de crédito e cheque especial ou está usando apenas uma pequena percentagem;
  • Quantas vezes pediu por crédito, principalmente dentro de um período de anos, e especialmente se pediu várias vezes dentro de um curto período de tempo;

Mas se lembre, esses são somente alguns dos fatores determinantes, que serão aprofundados na seção “Como são calculadas as classificações de crédito?” mais à frente.

Qual é a importância da sua pontuação de crédito?

Sua pontuação de crédito é uma das coisas mais importantes que os bancos levarão em conta quando for comprar de imóvel, e determinará o quão generosos serão nas taxas de juros. Portanto, tudo o que fizer para melhorar a sua pontuação vale a pena.

Contudo, tão valioso quanto uma boa pontuação de crédito, não será o único fator que o credor levará em conta quanto for solicitar um crédito. Entre outras coisas, eles também verão a possibilidade de a dívida ser quitada – em outras palavras, alguém com o seu salário e as mesmas despesas que têm, geralmente pagam as contas em dia?

E apesar do que te contaram no passado, da ideia de que em algum lugar há algum tipo de “lista negra” das pontuações de crédito de que impede que as pessoas façam empréstimos, saiba que isso não é verdade, então não se preocupe. Só se lembre de que se a sua pontuação de crédito é baixa, a probabilidade de ser aceito por produtos financeiros será menor.

Ah, e se pensa que pode tentar minimizar o seu histórico de crédito em um esforço para tentar evitar uma pontuação de crédito ruim, pense de novo. Não ter histórico de crédito é tão ruim quanto ter um histórico de crédito ruim, pois os credores são perspicazes em notar as evidências de você ter pago no prazo todas as suas contas no passado. Em outras palavras, não se consegue enganar o sistema. Desculpe.

Para o que você vai precisar de uma classificação de crédito?

As pessoas geralmente presumem que suas classificações de crédito só são levadas em conta quando for comprar uma casa ou empréstimo, mas não é verdade.

Aqui está uma lista dos principais produtos financeiros e serviços que ajudam a melhorar a sua pontuação de crédito.

  • Contas de telefone;
  • Contas bancárias;
  • Saques do cartão de crédito;
  • Conta do cartão de crédito;
  • Seguro, quer seja do carro, de casa, ou qualquer outro que pague mensalmente ao invés de antecipadamente;
  • Aluguéis;
  • Empréstimos.

Estas são todas as formas de crédito, e se a sua pontuação de crédito é baixa, seus pedidos para serviços financeiros podem ser malsucedidos.

Como são calculadas as classificações de crédito?

Ninguém (de fora da SPC Serasa, é claro) conhece os critérios exatos usados para determinar uma classificação de crédito.

Não obstante, esses são os grandes fatores que são levados em consideração:

O que está incluído na pontuação de crédito:

  • Suas transações anteriores com o credor em específico;
  • Pagamento de contas (como se a conta foi paga em atraso ou deixou de pagar);
  • Pagamentos de telefone;
  • Histórico do cartão de crédito;
  • Histórico de empréstimos (excluindo empréstimo para estudantes);
  • Registros judiciais de falência de empresas.

O que não está incluído na pontuação de crédito:

  • Reparcelamento de empréstimo estudantil;
  • Multas de estacionamento;
  • Se verificou a sua classificação de crédito antes;
  • Qual é o seu salário (embora o credor possa fazer essa pergunta em separado);
  • Pagamentos de impostos de trabalho;
  • Sua ficha criminal.

Como verificar a sua classificação de crédito de graça?

Se está preocupado sobre a sua pontuação de crédito – ou só está um pouco curioso para ver como está – é possível verificar os seus registros.

Para verificar a sua pontuação acesse o site do Serasa Score.

Como melhorar a sua classificação de crédito?

Aqui estão algumas dicas para melhorar sua pontuação de crédito:

Se certifique que os detalhes estão corretos:

Se discorda de algo nas suas contas de crédito – ou percebeu qualquer erro (o que pode acontecer) – então precisará fazer algo a respeito.

Você pode consertar isso ligando para empresa de crédito e pedindo para que verifiquem os erros. Eles também podem pedir para você ligar para a empresa que forneceu os dados incorretos (por exemplo, a empresa de telefonia móvel ou banco) para alterá-los.

Pague todas as suas contas em dia:

A maneira mais simples de melhorar a sua pontuação de crédito e ter certeza de pagar todas as suas contas em dia.

Incluindo contas de serviços públicos, de telefone celular, aluguel e qualquer forma de refinanciamento de empréstimo (excluindo os estudantis, é claro!).

Tenha um cartão de crédito e use-o com sabedoria:

Contanto que não deixe as coisas saírem do controle, ter um cartão de crédito e usando-o irá ajudar a aumentar a sua pontuação de crédito.

O que faz muito sentido. Sua classificação de crédito é usado por credores para ver o quão confiável você é para fazer pagamentos, e usando um cartão de crédito você está essencialmente usando o dinheiro “dado” para gastar. Dependendo de você pagar em dia.

É recomendável usá-lo como se você fosse gastar o quanto tem no seu banco (pois depois será), e sempre pagar a fatura completa todos os meses (configure um débito automático para isso). Pagamentos em atraso irão prejudicar a sua pontuação de crédito, além de ter que pagar com juros.

Uma técnica para usar o cartão de crédito com responsabilidade é atribuindo um objetivo para ele, como “pagamento para as férias”. Se só vai usá-lo para fazer compras relacionadas às férias, ficará mais fácil para manter o controle do quanto gastou no cartão de crédito.

Se não deseja verificar a fatura do seu cartão (ou não pode ter um), há os cartões pré pagos para ajudá-lo a aumentar a sua pontuação de crédito.

Dê um Tempo para Comprar Produtos no Crédito

Toda vez que compra um produto no crédito, tal como um novo celular, isso deixa uma “pegada” no seu relatório de crédito. Isto é porque os bancos querem saber se está fazendo muito uso de seu crédito, pois isto pode indicar que está numa situação financeira difícil e portanto, está menos propenso a pagar com suas dívidas.

A solução é dar um tempo em suas aplicações financeiras, o máximo possível, e somente pedir caso seja necessário. Se te negaram o crédito, peça novamente em 30 dias.

Se lembre que a sua pontuação não subirá da noite para o dia, mas fará maravilhas no longo prazo pelo simples fato de você ter ciência dos riscos e sabendo dos passos que pode tomar para dar à sua pontuação aquele aumento que ele precisa,

Coisas a serem observadas

Finalmente – essas são algumas coisas para se estar ciente do que pode estar prejudicando sua pontuação de crédito sem você estar percebendo:

  1. Nunca usar o cartão de crédito para sacar dinheiro no caixa eletrônico – Não somente as taxas de juros são absurdas, mas estarão no seu relatório de crédito também. Sacar dinheiro usando o cartão de crédito dá a impressão de que tem de usar para fins emergenciais, gastando dinheiro que não é seu como consequência de mal planejamento;
  2. Nunca se esquecer de pagar o aluguel – Deixando que isso apareça no seu relatório de crédito dá uma má impressão aos credores, e essa é uma das coisas que mais podem prejudicar na sua pontuação de crédito;
  3. Nunca pague pelo que for anunciado como “serviço de reparo de crédito” – Basicamente, não há nada que essas companhias possam lhe ajudar (exceto avisar do que já foi dito acima, o que estou fazendo de graça). Não gaste o seu dinheiro neste serviço;
  4. Não fique com nenhum cartão de loja antigo – Especialmente se não estiver usando eles!

Por fim, iluminei um pouco este mistério complexo conhecido como pontuação de crédito. Sei que pode parecer confuso no começo, mas colocando em prática as dicas, estará no caminho certo.

O truque é mostrar aos bancos que você sabe o que virá depois das contas, e os bancos irão ver através de você (em teoria).

Fonte: Save the Student

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.