Marketing de Relacionamento

Ninguém pode me machucar sem a minha permissão.

Mahatma gandhi

Marketing de relacionamento é uma das faces da gestão de relacionamento com o cliente (CRM na sigla em inglês) que se foca mais na lealdade para com o consumidor e no engajamento com o consumidor no longo prazo do que nos objetivos no curto prazo tais como compras do consumidor e vendas individuais. O objetivo do marketing de relacionamento (ou marketing de relacionamento com o consumidor) é de se criar conexões com o consumidor fortes, até mesmo emocionais para a marca ter negócios duradouros, gerando o marketing gratuito do “boca-a-boca” e, aumentando desta maneira, a chance de alcançar novos clientes.

O Marketing de relacionamento se contrapõe à tradicional abordagem do marketing transacional, que se foca em aumentar o número de vendas individuais. No modelo transacional, o retorno sobre o custo de aquisição do cliente pode ser insuficiente. O cliente pode estar convencido de escolher aquela marca uma vez, mas sem uma forte estratégia de marketing de relacionamento, o consumidor pode não voltar para a marca no futuro. Enquanto as empresas tentam combinar os elementos do marketing de relacionamentos e o transacional, o marketing de relacionamento com o consumidor está começando a ter um papel mais importante nas companhias.

O marketing de relacionamento efetivo envolve uma variedade de estratégias e tecnologias sobrepostas que ajudam a promover um relacionamento profundo, de longo prazo com os clientes atuais e futuros.

Índice

Importância do Marketing de Relacionamento

Ter novos consumidores pode ser desafiador e custoso. O marketing de relacionamento ajuda a reter os consumidores no longo prazo, que acaba resultando mais em consumidores leais do que consumidores que compram somente uma vez ou sem nenhuma frequência em específico.

O marketing de relacionamento é importante pela sua habilidade de manter contato com os consumidores. Entendendo como os consumidores usam os produtos e serviços da marca e observando necessidades adicionais não atendidas, as marcas podem criar novos recursos e ofertas para atender à essas necessidades, fortalecendo ainda mais o relacionamento.

Implementando uma Estratégia de Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento é baseado nos princípios da gestão de experiência do consumidor (CEM na sigla em inglês), que se foca no aprimoramento das interações com o consumidor para promover uma maior lealdade à marca. Embora essas interações possam ocorrer pessoalmente ou por telefone, a maioria do marketing de relacionamento e da gestão de experiência do consumidor ocorrem através da internet.

Com a abundância de informações na internet e o uso cada vez maior das redes sociais, a maioria dos consumidores esperam ter acesso fácil e personalizado aos detalhes da marca e querem fazer comentários sobre os produtos e serviços através das postagens em mídias sociais e na página de avaliação do produto/serviço. Atualmente, o marketing de relacionamento envolve a criação de uma comunicação facilitada entre os consumidores e empresas, analisando as atividades do consumidor e dando informações personalizadas aos consumidores baseados nestas atividades.

Por exemplo, um site de comércio online pode analisar a atividade do consumidor, permitindo que possam criar um perfil, para que suas informações possam ser convenientemente guardadas para visitas futuras e para que os sites possam fornecer mais informações personalizadas da próxima vez. Os visitantes do site também podem se logar pelo Facebook ou outras mídias sociais, permitindo uma experiência de usuário mais simplificada e automaticamente conectando-os à presença da marca nas mídias sociais.

É aqui que o CRM e o software de automação de marketing podem ajudar numa estratégia de marketing de relacionamentos tornando mais fácil para registrar, analisar e agir sobre as informações do consumidor. As ferramentas CRM sociais vão além, ajudando a estender o marketing de relacionamento à esfera das mídias sociais, permitindo às empresas mais facilmente monitorarem e responderem aos problemas do consumidor nos canais de mídias sociais, que ajuda a manter uma melhor imagem da marca.

Benefícios do Marketing de Relacionamentos

Os benefícios do marketing de relacionamento são:

  • Customer Lifetime Value(CLV) mais alto. O marketing dos relacionamento deixa os clientes mais leais, que leva eles a comprarem mais e um CLV mais alto. Além de que, consumidores leais são mais prováveis de se tornarem defensores da marca, recomendando produtos e serviços à amigos, família e empresas;
  • Reduzindo a quantidade gasta com marketing e anúncios. Gastar com marketing e anúncios para ter novos consumidores pode ser caro. O marketing do relacionamento faz com que os clientes anunciem a marca, no que é chamado de buzz marketing. Em que os consumidores contam aos outros sobre os produtos e serviços da marca, gerando vendas. Marcas com marketing de relacionamento excelente gastam pouco ou nenhum dinheiro em marketing ou anúncio.
  • Alinhamento organizacional mais forte em torno do consumidor. Empresas que dão ênfase no marketing de relacionamento têm um alinhamento organizacional mais forte em torno de uma ótima experiência do usuário. As equipes trabalham juntas para criar consumidores satisfeitos e felizes no longo prazo.

Exemplos de Marketing de Relacionamentos

Há vários tipos de atividades que as marcas usar para facilitar o marketing de relacionamento, incluindo:

  • Fornecer ótimo serviço ao consumidor, pois consumidores que constantemente ficam impressionados pelo serviço ao consumidor da marca são mais prováveis de continuarem leais à marca;
  • Agradecer ao consumidor através de uma postagem nas mídias sociais ou com um cartão de desconto surpresa;
  • Solicitar a opinião do consumidor através de pesquisas, enquetes ou ligação, que podem criar uma imagem positiva de que as opiniões dos consumidores são valorizadas e ajudam a criar produtos e serviços melhores;
  • Lançar um programa de fidelidade que premia os consumidores por suas compras contínuas;
  • Fazer eventos com os clientes para se conectar com eles e criar uma comunidade;
  • Crie um programa que dê descontos a clientes que indicarem a sua marca para outras pessoas;
  • Oferecer descontos e bônus aos clientes mais antigos e aos que compram com frequência.

Fonte: Tech Target

Para ler mais:

Autor: jean cavalcante

Formado em Ciência da Computação. Fluente em inglês. Sei ler textos escritos em francês e espanhol quase que totalmente transquilamente. Gosto de aprender de tudo um pouco e nesta onda tenho conhecimentos técnicos e práticos no mercado financeiro; gosto de ler ficção, aventura, ciência, filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.